Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental do Colégio Santa Rita de Chapecó divide-se em duas fases: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). O Inglês e Espanhol são oferecidos em todos os anos como segunda língua. No Ensino Fundamental, acolher significa também cuidar e educar, como forma de garantir a aprendizagem dos conteúdos curriculares para que o estudante desenvolva interesses e sensibilidades que lhe permitam usufruir dos bens culturais disponíveis na comunidade, na sua cidade ou na sociedade em geral, e que lhe possibilitem ainda sentir-se como produtor valorizado desses bens. Os objetivos da formação básica das crianças, definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no primeiro e completam-se nos anos finais, ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo, mediante:

No ensino fundamental I (1º ao 5º ano) os estudantes dialogaram com o seguinte conteúdo:

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FUNDAMENTOS LEGAIS DO CURRÍCULO

Base Nacional Comum – Fundamento legal: Art 14 da Resolução nº 4, de 13 de Julho de 2010
Observação: A base nacional comum na Educação Básica constitui-se de conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas de exercício da cidadania; e nos movimentos sociais. § 1º Integram a base nacional comum nacional: a) a Língua Portuguesa; b) a Matemática; c) o conhecimento do mundo físico, natural, da realidade social e política, especialmente do Brasil, incluindo-se o estudo da História; d) a Arte, em suas diferentes formas de expressão, incluindo-se a música; e) a Educação Física; f) o Ensino Religioso. Os componentes curriculares são organizados disciplinas, preservando-se a especificidade dos diferentes campos do conhecimento, por meio dos quais se desenvolvem as habilidades indispensáveis ao exercício da cidadania, em ritmo compatível com as etapas do desenvolvimento integral do cidadão.

Parte diversificada – Fundamento legal: Art 14, § 3º da Resolução nº 4, de 13 de Julho de 2010
A parte diversificada objetiva enriquecer e complementar a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar, perpassando todos os tempos e espaços curriculares constituintes do Ensino Fundamental, independentemente do ciclo da vida no qual os sujeitos tenham acesso à escola. Como a LDB inclui o estudo de, pelo menos, uma língua estrangeira moderna na parte diversificada, o Colégio Santa Rita, por meio de seus professores e demais membros da comunidade, optaram pelas Línguas Inglesa e Espanhola.