Apresentação

O Núcleo Institucional de Pesquisa, denominado pela sigla NIP, autorizado pela Portaria 033/2020 – Faculdades Santa Rita, compreende órgão institucional responsável pela sistemática de Pesquisa aplicada nas Unidades Educacionais Santa Rita (UESR). Cada UESR é responsável pela criação do NIP próprio, associando as unidades através das diretrizes institucionais.

O NIP das Faculdades Santa Rita objetiva: a) Organizar processo de pesquisa nas unidades educacionais Santa Rita; b) Sistematizar o processo de produção acadêmico-científico através da gestão das revistas Estudantis Santa Rita: Revista acadêmica Meraki e Caderno de Ensaios Santa Rita; c) Articular os Grupos de Pesquisa Institucional; d) Coordenar o Comitê de Ética em Pesquisa Institucional Santa Rita; e) Organizar o Congresso Regional Santa Rita.

O NIP é composto pelos Coordenadores de Curso de Graduação e Pós-Graduação Santa Rita que atuaram de forma voluntária e sem contrapartida financeira para o crescimento estudantil em nível de pesquisa.

O NIP se organizará a partir das seguintes premissas:

  • Anualmente o NIP escolherá dentre seus participantes 01 (um) presidente e 01 (substituto); 01 (um(a)) Secretário que serão incumbidos de organizar as pautas e atividades do NIP. A escolha será por consenso e disponibilidade dos participantes.
  • Semestralmente o NIP deverá realizar encontro de qualificação em pesquisa e debate para deliberação de transformações ou mudanças nos procedimentos e/ou documentos institucionais de pesquisa. Neste ato, deverá estar presentes todos os NIP´s.
  • O NIP fará um encontro mensal para deliberar ou problematizar situações envolvendo pesquisa na Unidade Educacional, sendo as reuniões determinada na primeira terça-feira (aplicado ao campi Chapecó/SC) e quinta-feira (aplicado ao campi Palmitos/SC) do mês no horário das 19h00m às 20h00m na sala NIP anexa à biblioteca. Ainda, mediante necessidade o NIP poderá convocar os participantes para situações ordinárias como revisão de materiais, verificações de plágio, reuniões extra pra fomento de eventos de pesquisa, entre outros.
  • O NIP pode eximir-se de algum encontro se jugar não necessário, bem como rearticular agenda conforme decisão do Núcleo e previamente registrado em ata as razões.
  • O NIP responderá através do e-mail institucional: [email protected] e [email protected] Este e-mail fica sob responsabilidade do Presidente e Secretária.
  • Enquanto instância deliberativa, o NIP tem possibilidade de decisão que fica condicionado ao voto final da Direção Administrativa, sendo está com poderes plenos para anular, concordar ou suspender o NIP. Contudo, o acordo entre NIP e Direção Administrativa fomentam as decisões finais, salva guarda em questões que afetam a imagem institucional.
  • NIP Chapecó deverá articular-se com o NIP´s das demais Unidades Educacionais Santa Rita com objetivo de padronizar o processo como previsto na Portaria 033/2020.

Função Geral NIP:

  • Organizar processo de pesquisa na unidade educacional Santa Rita Chapecó: Responsável por inovar o processo de pesquisa, propondo e articulando as exigências em nível de graduação e pós-graduação para execução de pesquisa e para o sistema de publicação de materiais, sendo vedado outras instancias deliberativas que não sejam o NIP e a Direção Administrativa.
  • Sistematizar o processo de produção acadêmico-científico através da gestão das revistas Estudantis Santa Rita - Revista acadêmica Meraki e Caderno de Ensaios Santa Rita: Responsável pelo Editorial das revistas Acadêmica e o Caderno de Ensaios, sendo de incumbência: i) verificação dos textos a serem publicados; ii) aprovação dos textos; devolução para ajustes aos autores; iii) rejeição dos textos para publicação mediante ficha de rejeição, entre outros elementos que se fizerem necessários a publicação.
  • Articular os Grupos de Pesquisa Institucional: Responsável por verificar e vistoriar os Grupos de Pesquisa Institucional, sendo responsável também pela aprovação dos Projetos de Pesquisa Institucional sob a premissa de não ferir a dimensão da integridade física, emocional e ética dos pesquisadores, bem como do objeto de estudo e sua aplicação na realidade social. Ainda, é incumbido de realizar análise, aprovação e/ou propor soluções para demandas do GPI que não estejam contemplados nos artigos da Portaria 033/2020 no prazo de 30 (trinta dias) do protocolo de solicitação, tomando como referência o encontro seguinte do NIP a solicitação, para assim realizar a deliberação e produção da resposta.
  • Coordenar o Comitê de Ética em Pesquisa Institucional Santa Rita: Responsável por criar as rotinas do Comitê de Ética em Pesquisa na Unidade Chapecó, preparando os integrantes para avaliação dos instrumentais de pesquisa realizadas pelos estudantes de Graduação e Pós-Graduação na realidade com humanos, não-humanos, cientes ou não cientes, bem como pesquisa que envolvam a dimensão bioética e a integridade Institucional.
  • Organizar o Congresso Regional Santa Rita: Responsável por organizar em parceria com os demais NIP´s a logística e o planejamento do Congresso a partir dos eixos Educação, Ciência e Tecnologia. E, com isto, convocar discentes e docentes para auxiliar de maneira voluntária.

O NIP representa para Instituição importante avanço na criação e desenvolvimento de pesquisa e materiais de cunho científico. A partir disto desenvolve-se o Comitê de Ètica em Pesquisa e os Grupos Institucionais de Pesquisa.